Eixos de Intervenção
Eixo 1 – Emprego, Formação e Qualificação
De um modo transversal, a melhoria das competências técnicas e científicas dos indivíduos – nomeadamente dos desempregados – em contexto profissional são a prioridade deste eixo. Neste sentido, estabelecer-se-ão parcerias com entidades empregadoras locais (como empresas, fundações, entre outras) por forma a promover a contratação ativa dos sujeitos, adequando as suas aptidões às necessidades do mercado de trabalho. Por outro lado, o CLDS visa criar mecanismos para estimular as capacidades empreendedoras, através de concursos de ideias de negócios, palestras e acompanhamento/orientação personalizado. Está, ainda, prevista a criação de uma plataforma online onde serão disponibilizadas ofertas de emprego, oportunidades formativas e outras valências que facilitem o contato com a realidade empresarial.
Eixo 2 – Intervenção Familiar e Parental
Pressupõe-se a criação de um Centro de Recurso de modo a fazer a identificação de situações de risco e vulnerabilidade – nomeadamente, em casos de violência doméstica, pobreza infantil, sobreendividamento das famílias e toxicodependência, com recurso a estratégias de qualificação das famílias e outras direcionadas para as crianças.
Eixo 3 – Capacitação da Comunidade e das Instituições
Neste eixo de intervenção, o CLDS pretende promover a auto-organização da comunidade e revitalização das instituições. Neste domínio serão feitas ações de estímulo dos grupos-alvo, bem como iniciativas conjuntas entre associações locais de forma a promover produtos e serviços endógenos.